Habla Conmigo | Fala Comigo | Talk to Me
Educador, linguista, escritor, estudante de antropologia e mentor de jovens
13 de outubro de 2022
Ano: 2019
Nota no IMDb: 6,6
Gênero: Drama, Adolescente, Musical.
Elenco: Bruna Mascarenhas, João Pedro Correia (Jottapê), Christian Malheiros
Para começar esta lista chavosa, não poderia ser diferente. Sintonia dá o tom do Brasil. A série conta a história de três amigos que cresceram na periferia fictícia da Vila Áurea, em São Paulo, e são inseparáveis desda infância. Rita, Doni e Nando traçam suas histórias e buscam seus sonhos em meio ao caos da cidade de São Paulo e às dificuldades de ser periférico em um país que persegue e explora os seus jovens pobres.
Por que assistir?
O funk carioca, estilo musical criado nos morros do Rio, são hoje o ritmo mais ouvido pelos brasileiros. Primo do reggaeton, o funk também é uma fonte de grande libertação para os jovens das favelas brasileiras. A série mostra realidades que nunca são vistas dos jovens que alcançaram o sucesso através da música e também dos seus amigos e familiares das favelas brasileiras.
Se antigamente alunos de idiomas contavam praticamente com recursos para o estudo de inglês, hoje a realidade é outra e produções de outros países são mais facilmente encontradas a acessadas. A Netflix é uma empresa que promove a multiculturalidade, e muitas séries brasileiras vêm sendo produzidas pela plataforma. Confira abaixo cinco delas:
Ano: 2019
Nota no IMDb: 7,9
Gênero: Drama, Obra de Época.
Elenco: Maria Casadevall, Mel Lisboa, Pathy deJesus, Fernanda Vasconcellos
Uma jovem mulher paulista, após um casamento fracassado com um rapaz que fugiu com todo o seu dinheiro, decide mudar-se para o Rio de Janeiro e abrir um bar com shows ao vivo de Bossa Nova. Ela conta com a ajuda de quatro amigas que se tornam inseparáveis nesta jornada de libertação do sexismo, racismo e classismo.
Por que assistir?
A Bossa Nova é um dos ritmos mais conhecidos do Brasil, e a série nos transporta para o Rio de Janeiro dos anos 60, com uma ambientação maravilhosa e boas atuações de atrizes bastante conhecidas no Brasil. Além disso, a série não romantiza as situações de opressão sofridas principalmente pelas mulheres brasileiras daquela época, nos levando para um país belo, porém violento.
Ano: 2020
Nota no IMDb: 6,9
Gênero:Reality Show.
Elenco: Giovanna Ewbank
O reality show, um jogo que consiste em interações digitais sem conhecer a pessoa do outro lado da tela, ganha o seu spin-off brasileiro. A ideia é ganhar a simpatia dos outros competidores para ser salvo a cada eliminação. O participante que resistir até o final tem a possibilidade de ganhar uma bolada.
Por que assistir?
Reality shows no geral, são ótimas fontes de linguagem real, pois os participantes não têm roteiro, deixando os diálogos muito mais orgânicos e naturais.
Ano: 2018
Nota no IMDb: 6,5
Gênero: Comédia.
Elenco: Emanuelle Araújo, Douglas Silva, Alice Braga, Sabrina Nonata
Nos anos 80 o Brasil foi um caldeirão de grupos infantis, onde muitas crianças alcançaram sucesso e fama através da música. Porém, nem todos conseguiram manter este sucesso depois de adultos. Este é o caso de Samantha (Emanuelle Araújo), que tenta de todas as formas reconquistar os anos dourados da infância.
Por que assistir?
O Brasil não é para amadores. Isto dizemos muitos dos brasileiros e também estrangeiros que viveram no país. Assistir a este seriado é uma volta ao tempo de quando as regras eram ainda menos definidas, e o vale-tudo é o que ditava o jogo.
Ano: 2018
Nota no IMDb: 6,9
Gênero: Drama.
Elenco: Ravel Cabral, Mel Lisboa, Jonathan Haagensen, Guilherme Fontes
Na disputa pela audiência na televisão, Silas Campello (Guilherme Fontes), jornalista policial de Belém do Pará, é capaz de tudo para ter boas notícias, incluindo encomendar assassinatos e outras atividades eticamente questionáveis.
Por que assistir?
O seriado visceral escancara como a cultura do medo funciona através dos programas policiais. Bastante questionadora do sistema político do país, a série também foca nos temas de crise sócio-econômica, milícias, gangues e exploração da Amazônia.