Habla Conmigo | Fala Comigo | Talk to Me
Educador, linguista, escritor, estudante de antropologia e mentor de jovens
30 de julho de 2022
Muitas pessoas no Brasil e no mundo são apaixonadas por parques temáticos. Embora tenhamos alguns bastante conhecidos por aqui como o Beto Carreiro World, o Hopi Hari e o Beach Park, aquele que domina o imaginário das crianças e adolescentes, e também de muitos adultos, é o Walt Disney World na Flórida. O parque recebe cerca de 21 milhões de visitantes por ano, resultando em cerca de 57 mil pessoas por dia, dos quais 22 por cento são estrangeiros.
Outro dado curioso é que no ano de 2012 os brasileiros bateram o recorde de visitas ao parque. Dos 3.18 milhões de pessoas que chegaram à Orlando naquele ano, 640 mil eram brasileiras, somando um terço dos brasileiros que chegam aos Estados Unidos. Tal fato abriu portas para muitos brasileiros serem contratados para trabalhar no parque. Os chamados 'Portuguese Super Greeters' têm a função de fazer com que as pessoas vindas do Brasil se sintam à vontade. Isso por ser ótimo, caso o turista não fale inglês e não tenha viajado à Orlando com esta intenção, pois a pessoa terá muito contato com conterrâneos tanto visitando quanto trabalhando no parque. A família que viaja na intenção de praticar inglês ou ainda proporcionar uma oportunidade de imersão para os filhos que estudam inglês, pode acabar se frustrando com o grande número de falantes do idioma natal. Além disso, outras pessoas, geralmente os pais ou os filhos mais velhos, acabam enjoando ou se cansando do parque depois do primeiro ou segundo dia de visitação. Então uma boa solução é alugar um carro ou pegar um ônibus e viajar para algum lugar um pouco mais distante do exuberante caos da estância.
Uma boa opção para quem gosta de história, natureza e sossego é o Bok Tower Gardens, que fica a cerca de 60 km do parque, dirigindo em direção ao sul.
O jardim foi idealizado pelo imigrante holandês Edward W. Bok, que dá nome ao local. Bok quando visitou o local por primeira vez ficou fascinado com tamanha beleza e logo teve a ideia de construir um santuário para atrair pássaros e animais e preservar as belezas naturais da região. Ele então se juntou ao arquiteto Frederick Law Olmsted Jr. que ajudou a tornar este projeto realidade.
Hoje o jardim conta com 126 espécies de pássaros, muitas árvores, flores e plantas além de esquilos.
Outra atração do jardim é a Bok Tower, uma construção de 1930 no estilo arquitetônico mediterrâneo que possui vários segredos dentro (para ver o interior clique aqui).
O Bok Tower Gardens, além de todas essas maravilhas citadas, também recebe eventos como casamentos e reuniões de famílias e de negócios. E como vimos é um lugar essencialmente sereno onde as pessoas vão para relaxar, contemplar a natureza, comer pratos frescos e conversar, tornando o ambiente muito mais propício para trocas mais profundas com os nativos e/ou estrangeiros.
Se você está planejando visitar o Walt Disney World pela primeira vez, considere fazer uma visita ao Bok Tower Gardens, e caso você já tenha visitado o parque temático e pretenda voltar, sugiro pensar em um lugar tranquilo no roteiro para dar aquela relaxada e recarregar as energias para as próximas etapas da viagem.