Habla Conmigo | Fala Comigo | Talk to Me
Educador, linguista, escritor, estudante de antropologia e mentor de jovens
14 de setembro de 2022
Pode parecer estranho dizer que o LinkedIn, um site de trabalho categoricamente formal voltado para o público adulto, seja uma ferramenta interessante para adolescentes, mas ela é. A rede social carro-chefe e vitrine da Microsoft contrata hoje mais de 20 mil pessoas e, além disso, possui mais de 340 milhões de usuários registrados, entre profissionais e empresas, possibilitando facilmente o desenvolvimento de networking ou simplesmente 'trocar uma ideia' com alguém que trabalha na área de interesse do jovem. Já pensou em entrar em contato com um animador da PIXAR e receber alguns conselhos? Pois é! Vários animadores deste estúdio e de muitos outros ao redor do mundo estão lá.
A ferramenta oferece a versão gratuita, que permite que qualquer pessoa com um computador ou celular com acesso à internet possa criar um perfil e começar a interagir e buscar vagas. Por experiência própria posso afirmar que o LinkedIn é uma porta de entrada para diversas oportunidades laborais. Eu não apenas consegui empregos através da rede social, como até mesmo fui convidado a uma entrevista sem nem mesmo estar buscando vagas. Aqui vou contar para vocês alguns dos motivos que vocês deveriam estar dedicando parte do seu tempo na plataforma da Microsoft.
Alguns adolescentes têm sua primeira entrevista de emprego ainda no colégio (eu fui um deles, aos 17 anos) e geralmente não é tão legal. Nós estamos nervosos, não é uma experiência que estamos acostumados. Temos dúvida sobre o que dizer, como agir. A solução é sempre colocar aquela roupa social e partir para a 'guerra'. Sim, cenas de uma tragédia. A verdade é que tudo isso é relativo, e vestir-se totalmente formal não é tão necessário assim. Tudo depende do dress code da empresa e do próprio ambiente que o jovem quer trabalhar. Claro que em um escritório de T.I. (lembro como se fosse ontem eu chegando naquele prédio chique na Avenida Berrini, risos) o traje tem que de fato ser um pouco mais formal. Mas não precisa ir de gravata e terno na entrevista no calor escaldante de São Paulo. O LinkedIn é ótimo exatamente por isso, ele ajuda a desenvolver a maturidade profissional dos usuários. O adolescente já pode ter uma noção de como se vestir em determinado cenário seguindo pessoas de destaque na área que ele deseja trabalhar, além é claro de ideias de como agir, falar, usando estratégias socio-linguísticas para cada contexto.
No início do texto eu já passei a fita. O LinkedIn é um lounge sem paredes cheio de pessoas interessantes, bem-sucedidas e inteligentes. Cada vez mais o mundo corporativo se mostra um lugar onde a cooperação é muito mais valiosa do que a competição. Mesmo que não trabalhemos na mesma empresa que outra pessoa, é possível trocar informações e até mesmo fazer parcerias com outros profissionais. Também, quando conhecemos alguém que trabalha dentro de uma empresa de nosso interesse, esse contato virtual pode abrir portas para que o currículo do jovem caia nas mãos certas. Eu mesmo antes de me mudar para a Colômbia já conhecia uma dezena de profissionais da área de idiomas em Bogotá, o que têm me ajudado não apenas na melhor adaptação ao meu cenário atual, como também no entendimento da área, em questões de salário, jornadas, requisitos, etc.
Se tratando de uma rede social, o LinkedIn dá a possibilidade de que qualquer usuário possa entrar em contato com outros profissionais através de mensagens e grupos. Desta maneira o jovem pode fazer perguntas a outros profissionais sobre sua rotina, como ele ou ela chegou até o ponto que está hoje, quais dicas poderia dar, etc. Além de criar um panorama muito mais abrangente e rico para o adolescente e o universitário, o jovem passa a ter uma ideia mais clara se realmente quer seguir naquela rota que vinha traçando ou se é hora de mudar de direção.
O mundo corporativo segue sendo bastante concorrido. Inglês, por exemplo, deixou já há algum tempo de ser diferencial para exigência. Hoje outras línguas como o espanhol e o francês são este extra. Ainda assim, a plataforma oferece uma infinidade de oportunidades para jovens que estão começando a sua carreira, estejam eles na universidade ou ainda no colégio. Com a estratégia acima de conversar com pessoas e fazer networking desde cedo, o jovem mostra aos entrevistadores que possuem vontade de aprender e crescer, aumentando suas possibilidades de estágio. O LinkedIn também tem uma sessão de voluntariado, destacando o valor dessa experiência. Eu como mentor de jovens sempre indico aos estudantes que façam trabalho voluntário antes de começar a procurar emprego. Estas experiências são riquíssimas não apenas no ponto de vista humano, no ato de ajudar outras pessoas, como também no fato de ajudar o jovem a desenvolver habilidades profissionais necessárias para o mercado de trabalho, como o falar em público, a tomada de decisões, o trabalho em equipe, a empatia, etc.
Ainda dentro do LinkedIn existem diversos cursos ministrados por profissionais exitosos em suas áreas. Cursos nas áreas de SEO, programação, marketing, storytelling, Desenvolvimento Pessoal, Gerenciamento do Tempo, entre outros. Estes são cursos que geralmente interessam os jovens da geração Z (nascidos de 2000 adiante) e oferecem informações valiosas não apenas para jovens que começam em suas áreas, mas também para profissionais que querem se atualizar. Estes cursos estão disponíveis nas versões PREMIUM do site.
Independentemente se você ainda está no colégio, na faculdade ou é recém-formado, certamente o LinkedIn é uma ferramenta que vai lhe trazer benefícios significativos na sua vida profissional. A versão gratuita oferece a maioria dos recursos citados no texto. O que você está esperando para criar o seu perfil? Se quiser dar uma olhada no meu e me seguir, você me encontra AQUI.