Habla Conmigo | Fala Comigo | Talk to Me
Educador, linguista, escritor, estudante de antropologia e mentor de jovens
15 de fevereiro de 2023
Aprender uma língua estrangeira é uma jornada que leva uma vida inteira. Comecei a estudar inglês quando tinha apenas 10 anos, e até hoje aprendo coisas novas diariamente, seja vendo filmes, lendo livros, conversando com amigos estrangeiros e principalmente, dando aulas. Porém, quando eu era mais jovem, cometia erros ao estudar inglês, erros que vejo se repetirem com alguns dos meus alunos, dentre os quais o pior vilão é fazer a aula e esquecer a língua inglesa, voltando a ter contato com ela apenas na aula seguinte. Para um jovem que deseja aprender inglês (ou qualquer idioma estrangeiro) efetivamente, este é um dos erros que se deve evitar.
Agora que sabemos a importância de ter contato frequente com o idioma estudado, vamos discutir quatro sugestões para uma boa jornada de estudos:
PRATIQUE A IMERSÃO
Já foi mencionado acima, um erro comum que os alunos cometem é não seguir em contato com o idioma após a aula. Mas, felizmente, este problema é muito simples de ser resolvido, e a solução se chama imersão.
Pense na seguinte situação: você está de viagem por Toronto e você foi sozinho. Não tem aquele colega com quem você pode se comunicar em português. A sua única opção é utilizar a língua inglesa a todo momento. Quando você liga a TV, ela está em inglês. Quando você fala com o recepcionista do hotel, é em inglês. Quando você vai à padaria, você é atendido em inglês. Ou seja, você está imerso na língua o tempo todo.
"Ok teacher, mas eu não tenho dinheiro para ir ao Canadá."
No passado este pode ter sido um problema. Porém, hoje com a tecnologia, o mundo ficou muito menor. É possível assistir séries canadenses, ouvir música canadense, jogar videogame com canadenses, conversar com canadenses em aplicativos para conhecer estrangeiros como o Tandem, ouvir podcasts canadenses, e se você tiver sorte, até encontrar um Maple Syrup no mercado é possível.
2. ANOTE NOVO VOCABULÁRIO
Enquanto pratica a imersão, é importante fazer dela uma imersão ativa, e parte disso é fazer anotações. Ao assistir aquela série que você tanto gosta no seu streaming favorito, anote aquelas palavras, expressões ou até mesmo frases inteiras que chamaram sua atenção. Esta é uma das atividades mais efetivas para lembrar do conteúdo mais tarde, porque pelo suporte visual, auditivo e o contexto em que aquela linguagem foi utilizada, fica muito mais fácil de reproduzi-la posteriormente.
3. FAÇA MUITAS PERGUNTAS
Aproveite o seu curso ao máximo fazendo muitas e muitas perguntas. O seu professor está lá para isso, é a função dele. Lembro com muito carinho dos meus alunos com esse perfil. Os alunos curiosos, que fazem da aula uma atividade muito mais viva. Às vezes, em pleno domingo, aparece uma pergunta gramatical no meu WhatsApp (não façam isso jovens, professores também merecem descansar). Talvez eu não responda no domingo mesmo (eu geralmente não respondo, haha), mas seguramente na segunda-feira vou auxiliar o aluno com a suas dúvidas. Nós, professores, gostamos de responder perguntas. Às vezes nós mesmos aprendemos com elas. Uma boa dica é anotar suas perguntas antes da aula e levá-las anotadas. O aluno que já estuda o conteúdo antes da aula tem mais êxito nos estudos, então esta é uma prática que indico muito.
4. SIGA SUAS PERSONALIDADES FAVORITAS
Sabe aquela personalidade que você adora? Independente de ele ou ela ser ator, cantor, escritor, político, filósofo, empreendedor, arquiteto, as chances de você encontrar materiais dessa pessoa na internet é muito grande. Compre seus livros, assista aos seus filmes, acompanhe suas entrevistas, veja suas palestras, siga-os em suas redes sociais. Além de aprender muito com esta personalidade, você vai praticar muito o seu inglês com alguém que você admira. Não é uma regra universal, mas existem celebridades que são um bom modelo para os jovens. Cito algumas delas que produzem material em inglês, com uma pequena descrição e o link para o Instagram.
Greta Thumberg - jovem ambientalista sueca
Taylor Swift - cantora e compositora
Michelle Obama - ex-primeira-dama dos Estados Unidos
Justin Timberlake - cantor e ator
Malala Yousafzai - ativista paquistanesa pelos direitos das meninas
John Legend - músico e ativista
Emma Watson - atriz e embaixadora da boa vontade da Unesco
John Green - vlogger, escritor e professor de jovens
Will Smith - ator, comediante e ativista
Simone Biles - ginasta olímpica, ativista pela saúde mental
Archana Soreng - ativista ambiental indiana do povo Kharia
Eric Marky Terena - ativista indígena e dj brasileiro do povo Terena
Quannah Chasinghorse - modelo e ativista indígena norte-americana do povo Navajo
As quatro sugestões são bastante simples de adaptar ao nosso próprio contexto, sem nem mesmo precisar sair de casa. Por isso é possível começar hoje mesmo. Então, jovem, vamos pôr a mão na massa?
#imersão #aprenderinglês #estudaringlês #autodidata #canada #gretathumberg #quannahchasinghorse #ericmarky #archanasoreng #simonebiles #willsmith #emmawatson #johngreen #taylorswift #johnlegend #malala #michelleobama